quarta-feira, 15 de maio de 2019

Bioengenheiros criam ferramenta 3D capaz de imprimir órgãos e tecidos complexos

O futuro chegou! Entenda como alguns bioengenheiros estão a um passo de imprimir órgãos e tecidos complexos do corpo humano. Confira!

      
Parece até mesmo alguma notícia retirada de um filme de ficção científica mas, é realidade! Estamos a um passo de poder imprimir órgãos e tecidos do corpo, o que sem dúvida alguma impactará diretamente na expectativa de vida da humanidade.



Afinal, o número de mortes que ocorrem ao longo de todos os anos, referente a filas imensas de transplantes é enorme! E termos uma solução paralela a doação de órgãos, é algo extremamente animador.

Neste mês de abril uma equipe de cientistas conseguiu realizar o primeiro coração em 3D, utilizando as próprias células do paciente. Se não bastasse essa notícia incrível, neste mês de maio as equipes das universidades é Rice University e Washington conseguiram desenvolver uma tecnologia única, que consegue reproduzir nada  mais, nada menos que redes vasculares extremamente complexas.

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DAS ATUALIDADES DA TECNOLOGIA


       

A luta até a solução

Durante os anos de pesquisa a grande dificuldade foi entender como seria feita a obtenção de nutrientes e oxigênio no tecido, e acima de tudo, como remover os resíduos?

Essa dificuldade ocorreu devido ao fato de que nosso corpo utiliza redes vasculares, e recriar tudo isso em materiais macios e artificiais foi uma tarefa extremamente difícil.

A ferramenta criada em parceria das universidades consegue superar todas estas dificuldades, através de impressões de camadas finas de pré-hidrogel, que após o processo de impressão torna-se sólida  no contato com a luz.

Isso deu aos cientistas a oportunidade de criar géis biocompatíveis com  arquitetura interna, simulando as redes vasculares do corpo humano.

Sabemos que isso é apenas o começo de uma revolução, mas logo estaremos em uma realidade onde mortes por ausência de transplantes não acontecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...