quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Obama expulsa 35 diplomatas russos por ataque que 'hackeou eleições' dos EUA



As relações já ruins entre Estados Unidos e Rússia pioraram, dando o pontapé inicial a uma ciberguerra. O presidente Barack Obama anunciou várias sanções aos russos após a conclusão de que hackers patrocinados pelo governo de Vladimir Putin realizaram ataques com o objetivo de influenciar as eleições e colocar Donald Trump como o próximo presidente dos EUA.

Além das sanções, que incluem a expulsão de 35 diplomatas russos do país e punições a cinco organizações e seis indivíduos, Obama também deve dar início a ações secretas utilizando técnicas cibernéticas; o que seria o princípio de uma ciberguerra, como relata o Washington Post.
FBI e CIA chegaram à conclusão, após intensa investigação, de que o governo russo realmente foi responsável pelo ataque ao Partido Democrata dos EUA. Os documentos a que os hackers tiveram acesso permitiram sujar a campanha de Hillary Clinton, favorecendo Trump, que defende políticas muito mais compatíveis com os desejos de Putin. Existe a suspeita de que o Partido Republicano também tenha sido hackeado, mas os dados vazados não foram divulgados justamente para proteger a candidatura de Trump.
Resta saber se haverá algum efeito de longo prazo para as ações de Obama. Afinal de contas, o atual presidente deixa seu cargo no dia 20 de janeiro para ceder sua cadeira a Trump, beneficiado com toda essa história. É possível que todas as ações contra a Rússia sejam suspensas a partir de então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...