quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Para que serve a tecla Scroll Lock do teclado?


Tecnologia é uma área na qual alguns recursos e produtos ficam obsoletos muito rapidamente. Outros, no entanto, continuam a existir por muito tempo, mesmo após caírem em desuso. Um exemplo são os disquetes, que, embora não sejam mais usados, continuam aparecendo como ícone para "salvar" trabalhos em diversos programas. Outro exemplo está no seu teclado.
Trata-se da tecla "Scroll Lock". Dá pra imaginar que ela seja uma tecla importante - afinal, tem até uma luzinha dedicada a ela. Em tradução livre, "scroll lock" significa algo como "trava de rolagem". Mas se você já tentou usá-la enquanto navega na internet, deve ter percebido que a tecla não impede que a página na qual você está continue a rolar. Então para que ela serve?
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA E FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DA TECNOLOGIA
       
Rolagem
Nos teclados originais para computadores da IBM, que começaram a ser lançados em 1986, a tecla sempre aparecia. A função dela era modificar o funcionamento das teclas de direção do teclado da seguinte maneira: quando ela estava desativada, apertar as teclas fazia com que o cursor se movesse pela tela; quando ela estava ativada, apertar as teclas fazia com que a tela rolasse.
Ainda é possível ver um exemplo do funcionamento dessa tecla no Microsoft Excel. Mesmo na última versão do programa, ela ainda funciona. Quando está desativada, apertar as teclas de direção faz com que o cursor se mova na direção apertada; girar a rodinha do mouse também faz com que o cursor suba ou desça. Quando ela está ativada, porém, a rodinha do mouse faz a página inteira subir ou descer, e as teclas de direção também mexem a página (e não o cursor).
Ela ainda é, no entanto, uma tecla programável, e por isso pode ter usos diferentes em outros programas ou sistemas operacionais. No Linux, pode ser usada para bloquear ou desbloquear inputs no console Linux. Em alguns sistemas da Microsoft (como a família Windows NT), ela é usada para fins de apuração de bugs, ou diagnósticos de boot. Todas essas funções, no entanto, ou são incomuns ou podem ser feitas de outra maneira, o que significa que a tecla Scroll Lock realmente não tem muita utilidade. 
O colunista do TechCentral Regardt van der Bergh comparou a presença da tecla Scroll Lock nos teclados atuais com a presença de "sobras evolutivas" na anatomia humana. A Scroll Lock, segundo ele, seria como o apêndice ou os dentes do siso do teclado: foi útil durante uma época, mas, embora não tenha mais utilidade, continua existindo. O vídeo abaixo, do canal CHM Tech, fala mais sobre a tecla:

Se você não sabia, você não é o único
Numa entrevista feita pela PC Magazine no começo da década de 80, um executivo da fabricante de teclados Key Tronics foi interrogado sobre o assunto. Perguntaram a ele para que servia a tecla Scroll Lock, ao que ele respondeu: "Eu não sei. Mas nós a colocamos nos nossos [teclados] também".
A decisão fazia sentido, já que a tecla estava presente nos teclados da IBM. Mas em alguns casos, nem mesmo a IBM sabia para que ela servia. Algumas documentações de PCs e teclados da IBM da década de 80 informavam tratar-se de uma "tecla inativa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...