quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Agora é Realidade empresa anuncia vaga de trabalho em busca de um mestre Pokémon



Agora existe uma oportunidade para quem não consegue mais conciliar o trabalho com a vontade de jogar Pokémon Go: uma empresa de Cingapura anunciou nesta semana que está em busca de um funcionário cuja função será passar horas jogando o game.

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“Estamos procurando por um mestre Pokémon entusiasmado para o primeiro emprego [relacionado a] Pokémon Go do mundo”, diz a Funzing em sua página no Facebook. A empresa é especializada em promover eventos sociais tematizados, o que explica o interesse num jogo que faz com que as pessoas saiam de casa e se reúnam em pontos específicos pelas cidades.
“Se você é um fanático por Pokémon e está sempre por aí em uma aventura pegando todos eles, nós queremos você”, continua a empresa.
Não há informações sobre salário, mas o trabalho durará pelo menos três meses e a Funzing garante que o escolhido será pago para caçar Pokémon, treinar outras pessoas, promover eventos e ensinar truques e segredos do jogo. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Google vai deixar o Gmail mais seguro



O Google está introduzindo, a partir dessa semana, novos avisos de segurança ao Gmail, para ajudar os usuários a manterem seus e-mails mais seguros.


No aplicativo para Android e na web, sempre que o usuário receber uma mensagem que não pode ser autenticada com Sender Policy Framework (SPF) ou DKIM, um ponto de interrogação aparecerá no lugar da foto do remetente, identificando a insegurança.
Reprodução
Na web, o aviso de segurança será bem parecido com o da foto abaixo. Quando o usuário receber uma mensagem com um link para um site potencialmente perigoso, malwares ou softwares indesejados, os avisos aparecerão:
Reprodução
O Google lembra que nem todos os e-mails identificados como possíveis ameaças são ameaças de fato. Falsos negativos, por outro lado, são mais raros. Mesmo assim, a empresa recomenda que os usuários sejam cuidadosos com o conteúdo que acessam e links que clicam quando não têm certeza da procedência deles.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Saiba como usar a nova função de correio de voz do WhatsApp



O WhatsApp ganhou nesta semana uma atualização que traz aos usuários comuns um recurso que a versão de testes já tem há algum tempo: correio de voz. Com ele, é possível deixar uma mensagem para um contato caso essa pessoa não atenda a sua chamada pelo app.

A função, na verdade, apenas adiciona um atalho para as já conhecidas mensagens de áudio que podem ser trocadas pelo chat comum do app. Em vez de ir até a janela de conversa com seu contato, você pode deixar uma mensagem pela tela de chamada.

Para usar o novo recurso, portanto, é bem fácil. Basta realizar uma chamada de voz comum. Se o seu contato não atender ou recusar a ligação, você verá três botões com opções do que fazer em seguida: cancelar a chamada, ligar novamente ou deixar uma mensagem de voz.
Reprodução
Para deixar um áudio na caixa de mensagens do seu contato, você só precisa tocar no ícone do microfone à direita da tela e mantê-lo pressionado enquanto grava o áudio. Para enviar a mensagem, basta soltar o botão. É basicamente a mesma mecânica das mensagens de voz tradicionais.
O áudio será então enviado ao seu contato e você pode ouvi-lo novamente na janela da sua conversa com essa pessoa. Simples e rápido, o WhatsApp começa a cada vez mais incomodar as operadoras com recursos que substituem as ligações comuns.

Seagate apresenta SSD mais espaçoso do mundo com 60 TB de armazenamento



Depois de a Samsung começar a comercializar o maior SSD do mundo, com 15 terabytes de espaço, a Seagate anunciou um modelo ainda mais espaçoso de armazenamento em discos de estado sólido. O produto conta 60 TB de espaço.

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Com todo este espaço, o 60TB SAS SSD é o maior já apresentado da categoria, mas o drive da Samsung ainda ter a vantagem de já estar no mercado, enquanto o da Seagate ainda está apenas em fase de demonstração.
O drive da Seagate não será voltado para o consumidor final por motivos óbvios. Um SSD de 1 TB já é algo caríssimo a que pouquíssimos usuários têm acesso financeiro; imagine então um de 60 TB. Para referência, o modelo de 15 TB da Samsung está custando US$ 10 mil.
 Por isso, a empresa irá destinar o produto a outras companhias interessadas no aparelho para montar seus data centers e que possam arcar com o custo de um hardware deste tipo. O produto se destaca por permitir 1 petabyte de espaço com apenas 17 unidades, o que não é de se jogar fora, principalmente considerando as altas velocidades de gravação e leitura de um SSD em comparação com um HD comum com partes móveis.
A Seagate diz que o drive foi desenvolvido com uma arquitetura flexível, que permitiria expandir o espaço para acomodar até 100 TB de dados dentro do mesmo formato. A empresa planeja começar a comercializar o SSD apenas em 2017.

Saiba qual é a internet mais barata do Brasil



Um ranking divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra qual a internet mais barata do Brasil em uma comparação que mede o valor médio cobrado por Mbps oferecido. A TIM foi a empresa que liderou a lista cobrando R$ 2,04 para cada 1 Mbps fornecido de velocidade.

A vice-líder é a NET, com R$ 2,26 cada Mbps, seguida pela GVT que cobra R$ 2,73. Em quarto lugar há um grande salto de preço e está a Telefônica que cobra R$ 9,36 por 1 Mbps. A Oi completa a lista na quinta colocação cobrando R$ 10,27 por 1 Mbps.
Vale destacar também que o valor médio nacional pelo Mbps caiu bastante desde 2010. Seis anos atrás ele era oferecido por uma média R$ 21,18, contra R$ 5,98 atualmente. A redução foi de 71,7%.
Se você pretende mudar seu plano, além do preço, é importante também ficar de olho na qualidade do serviço que pretende contratar. Para isso, o ranking mensal divulgado pela Netflix mostra qual operadora oferece a conexão com a internet.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Usar dois antivírus no mesmo dispositivo aumenta a segurança?



Segurança nunca é demais, certo? De acordo com especialisas em segurança de computadores, nem sempre. Os profissionais explicam que instalar dois antivírus no computador pode ser uma péssima ideia, trazendo mais prejuízos do que benefícios ao usuário.


Em vez de deixar o dispositivo mais seguro, aumentando barreiras contra vírus e malwares, a intalação de dois antivírus pode trazer desde falhas nos programas até um colapso no computador. "Ao colocar dois ou mais programas com o mesmo objetivo, é provável que haja conflito com uma destas duas consequências: um dos antivírus vai falhar na missão de interceptar eventos (maliciosos) no sistema ou as tentativas de instalar interceptores paralelos vão levar o sistema ao colapso", explica a Kaspersky Lab.
A Microsoft dá o mesmo conselho: "nunca se deve usar mais de um programa de antivírus simultaneamente".
PC lento
Outro problema comum que pode acontecer com a presença de dois antivírus rodando ao mesmo tempo é a perda de rendimento do computador. "Os antivírus analisam todos os arquivos que o computador abre e que estão guardados. Se esse processo é duplicado, desacelera o funcionamento do computador", explica lejandro Ramos, do blog especializado em segurança SecurityByDefault. "Também podem existir outros problemas de 'bloqueio'. Quando um arquivo é analisado por um antivírus, ele tem que ler a partir do disco rígido e vários aplicativos não podem ler o mesmo arquivo naquela hora. Se dois antivírus 'se pegam', podem ocorrer erros inesperados", acrescentou.
Adição de segurança
Para quem não abre mão do máximo de segurança possível, uma boa dica é a utilização de um scanner de malware. Este tipo de programa, no entanto, não tem funcionamento contínuo. É preciso ativá-lo.
De qualquer maneira, é importante lembrar: nenhuma solução de segurança para os dispositivos é infalível, portanto, fique sempre atento.
Via BBC e Olhar Digital

Oracle confirma invasão a sistema de pagamentos de cartões de crédito



A Oracle confirmou nesta terça-feira, 9, que hackers invadiram o Micros, sistema de pagamentos de cartão de crédito adquirido pela empresa em 2014. Ainda não se sabe quantos leitores foram violados, mas especula-se que eles afetaram hoteis e restaurantes em diversos locais do mundo.
Com a invasão, os criminosos não teriam tido acesso direto aos dados de pagamento, mas há uma chance de essas informações serem obtidas mais tarde.
A Oracle garante que os sistemas internos e outros serviços na nuvem não foram hackeados e que as informações de cartões estão codificadas, mas solicita que todos os clientes troquem suas senhas.
Ainda não se sabe quem foram os responsáveis pela invasão, mas há indícios de que o grupo russo Carbanak Gang esteja envolvido no caso.

Smartphone com tela "invisível" só pode ser visto pelo dono



O turco Celal Göge, proprietário de uma loja de conserto de telefones, inventou uma tela "invisível" que só pode ser vista através do uso de óculos e promete deixar curiosos longe do que acontece no celular.
Göge criou um aplicativo que transforma a tela do iPhone em uma tela branca, decifrada apenas pelos chips presentes em um par de óculos. 
O turco afirma que está tentando conseguir os direitos da tecnologia para comercializá-la. O objetivo é conseguir adaptar o chip para que possa ser utilizado com qualquer par de óculos.
Confira:
Via Quartz  e Olhar Digital

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Ranking mensal da Netflix mostra qual a internet mais rápida do Brasil


A Net Virtua é a melhor operadora de internet do Brasil, pelo menos de acordo com um ranking mensal elaborado pela Netflix que mede a velocidade da conexão dos usuários brasileiros que acessam o serviço de streaming.


A empresa já havia conquistado a primeira colocação no mês anterior quando roubou o posto da concorrente Live TIM que havia apresentado queda na velocidade passando de 3,11 Mbps para 2,94 em junho e 2,95 Mbps no último mês. Líder, a Net Virtua apresentou uma ligeira queda no último mês e fechou com 3 Mbps e não mais 3,04 Mbps.
Na terceira colocação aparece a GVT, com 2,83 Mbps, seguida pela Algar, com 2,22 Mbps. Vivo e Oi com 1,91 Mbps e 1,90 Mbps completam a lista.
Reprodução
Para efeito de comparação, o mesmo ranking classificou a Verizon – FiOS a líder nos Estados Unidos com 3,61 Mbps. A melhor colocada na lista global foi a ImproWare, da Suíça, com 4,30 Mbps.

Falha de segurança coloca dados de 900 milhões de smartphone Android em risco



Atualizada dia 08/08/2016 às 18h37:

A empresa Check Point revelou nesta segunda-feira um conjunto de quatro falhas dos dispositivos Android que podem deixar vulneráveis os dados pessoais de usuários de smartphones com esse sistema operacional. O conjunto de falhas é chamado de QuadRooter e afeta 900 milhões de telefones no mundo todo.
As vulnerabilidades afetam diretamente a base de hardware dos chipsets produzidos pela Qualcomm, inclusive presentes em aparelhos top de linha, como o Galaxy S7, da Samsung, por exemplo. Elas permitem que hackers tomem controle dos smartphones das vítimas, podendo acessar câmera, microfone, agenda, entre outras ferramentas.
A Google já foi notificada sobre o problema em abril deste ano e desde então enviou patches de segurança que eliminaram três das quatro vulnerabilidades. Contudo, diversos usuários afirmam não ter recebido qualquer correção que resolvesse o problema. 
Para saber se você foi afetado pelo problema, basta baixar e executar o QuadRooter Scanner, aplicativo produzido pela própria Check Point. Se o resultado por positivo, a orientação é não realizar o download de qualquer aplicativo fora da loja oficial e esperar a correção de segurança que deve chegar até setembro.
Em nota ao Olhar Digital, a Qualcomm informou que já havia sido notificada pelos pesquisadores acerca das vulnerabilidades e que, entre fevereiro e abril deste ano, disponibilzou patches para corrigir as quatro falhas. As correções foram publicadas na CodeAuroda e em open source nos seguintes links:

Vírus finge ser 'versão Pro' de Pokémon Go para infectar vítimas WhatsApp


Arquivos maliciosos estão se aproveitando da popularidade de Pokémon Go para infectar usuários. A primeira ameaça que usa essa estratégia, identificada pela Kaspersky Lab, se disfarça de "versão Pro" de Pokémon Go (que não existe) para levar as vítimas a clicar em links maliciosos no WhatsApp.

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Segundo a empresa de segurança digital, as víitimas recebem um link para baixar a falsa versão do jogo por meio do WhatsApp. A popularidade do jogo leva muitas pessoas a clicar, segundo a Kaspersky. Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página por meio da qual ele poderia baixar a suposta versão Pro de Pokémon Go, conforme pode ser visto nas imagens abaixo:
Reprodução
No entanto, o link não leva diretamente para uma página de download. Antes de poder baixar o suposto jogo, o usuário precisa compartilhar o link com pelo menos cinco amigos e cinco grupos como parte de um "processo de verificação" (visível nas imagens abaixo). Essa tática faz com que o link malicioso se dissemine mais rapidamente. 
Reprodução
Em vez de baixar a versão Pro de Pokémon Go, no entanto (que, vale lembrar, nem existe), o link pode instalar adware no smartphone da vítima. O adware faz com que o dispositivo fique msotrando propagandas de maneira agressiva, e pode também, segundo a Kaspersky, inscrever a vítima em serviços pagos. É dessa forma que os criminosos ganham dinheiro com o golpe.
Pokégolpe
De acordo com Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Labs, "os criminosos ganham por instalação de cada aplicativo, ou por cada vítima que se cadastra em serviços premium, que trabalham por sistema de afiliados que remuneram por adesão". A empresa já identificou 57 mil cliques de brasileiros no link malicioso.
Para se proteger da ameaça, a Kaspersky recomenda a instalação de softwares de antivirus no smartphone, já que eles podem bloquear links e aplicativos suspeitos. Também vale tomar cuidado com links suspeitos e duvidar de aplicativos ou recursos que exijam um certo número de comaprtilhamentos via WhatsApp para funcionar. 

domingo, 7 de agosto de 2016

5 dicas para comprar um notebook barato


Comprar um computador barato pode ser uma tarefa difícil. Apesar de existirem diversas opções, há muitas chances de cair em uma cilada e acabar comprando um dispositivo ruim ao levar em conta apenas o preço baixo. Para não enfrentar esse problema, confira abaixo uma lista com 5 dicas que podem ajudar na hora de escolher um PC sem gastar muito dinheiro:
1. Seja realista
É importante ter em mente que um notebook barato não vai oferecer o mesmo desempenho do que um dispositivo mais caro. Se você faz questão de um aparelho muito bom, terá que desembolsar mais dinheiro.
2. Considere um Chromebook
Na hora de comprar, pergunte-se "para que vou usar o computador?" Se a ideia é usar aplicativos pesados e trabalhar com ferramentas específicas, o trabalho pode ser um pouco complicado. No entanto, se o objetivo é navegar na internet e realizar pequenas tarefas, um Chromebook pode ser uma boa opção.
3. Preste atenção nas especificações
Entenda que será preciso encontrar um equilíbrio entre expectativa e realidade. Não será possível ter tudo e pagar pouco em um produto. Assim, é interessante prestar atenção nas especificações do computador: resolução da tela, tipo de display, processador, RAM e armazenamento são características que devem ser levadas em conta. Não se esqueça de prestar atenção na duração da bateria, na conectividade e nas portas do dispositivo.
4. Tente uma versão "limpa" do Windows
Versões mais limpas do Windows trazem menos programas indesejados e consequentemente mais espaço de memória e armazenamento.
5. Pesquise e experimente antes de comprar
Pesquise bastante antes de comprar o dispositivo. Se possível, teste o aparelho e veja como ele funciona. Uma boa dica é procurar donos do aparelho na internet, encontrando detalhes sobre suas experiências de uso e pontos positivos e negativos do notebook. Assim você não será pego de surpresa.

Internauta descobre que moedas evitam o superaquecimento do notebook


Aparentemente existe uma maneira muito mais fácil (e econômica) de evitar o superaquecimento de um computador. Ao invés de gastar centenas de reais em um cooler potente, tudo o que você irá precisar é de umas duas dúzias de moedas.

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O motivo deve-se ao fato de que um usuário do Twitter relatou que empilhar algumas moedas de cobre em cima do notebook ajudou a manter o dispositivo em uma temperatura aceitável graças ao elemento da termodinâmica.
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昨秋に行ったMacBookProの排熱実験のTweetが今ごろになって日本国外で盛り上がり始めたのですが、熱を下げるのに一番効果的だったのはこんなのではなくディスプレイのヒンジを最大に開く事だったと誰か各言語で伝えてください笑
O método não é exatamente uma novidade e é baseado em um estudo que comprovava que a termodinâmica foi eficaz para reduzir a temperatura de um Macbook Pro em 2012.
Dessa forma, o próprio @akinori_suzuki, usuário que divulgou a façanha na rede social, resolveu realizar o experimento. As moedas japonesas utilizadas (de 10 yen cada) são feitas de cobre – material que tem uma condutividade termal maior do que o alumínio e o plástico – e foram empilhadas em pequenos montes ao longo do laptop.
O mais interessante é que alguns usuários relataram que a ação funciona também com desktops, mas não parece ser algo muito prático.
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Vale lembrar que não há nenhum estudo comprovado que mostre que as moedas de cobre são realmente eficientes para este fim. Também não se sabe se o material pode causar algum dano a longo prazo nos componentes.

A fabricante do seu celular te atende bem? Veja o teste


Quem já teve um problema com o pós-venda de alguma empresa sabe que a situação não é nada divertida. Salvo em alguns casos, o atendimento deixa a desejar e as informações solicitadas nem sempre são fornecidas. O tempo de espera pode ser alto e o grau de estresse também.

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Pensando exatamente nisso, o Olhar Digital resolveu testar o pós-venda das principais fabricantes de smartphones que atuam no Brasil. Enviamos um e-mail idêntico para todas as empresas pedindo ajuda com um problema da bateria de um smartphone da marca.
As mensagens foram enviadas às 16h do dia 12/07 usando as ferramentas de contato por e-mail (salvo no caso da Apple) do site de cada empresa e sem qualquer identificação que se tratava de uma reportagem. A mensagem enviada foi a seguinte:
“Tive um problema com a bateria do smartphone X. Ela descarrega rápido demais, o que me obriga a carregar o celular três vezes por dia. Além disso, às vezes, quando o smartphone está com 30% de bateria, ele simplesmente desliga. Acredito que se trata de um defeito de fabricação. Contudo, meu smartphone está fora da garantia. Vocês poderiam me ajudar e efetuar a troca da bateria?”
Como é possível observar,deixamos claro o problema (que é recorrente em diversos smartphones) e informamos a suspeita de se tratar de um defeito de fabricação. Também pedimos informações de como efetuar a troca da bateria em um telefone fora da garantia. Veja abaixo as respostas:
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No caso da Samsung, o formulário de envio de e-mail para relatar problemas no pós-venda possui problemas. Ele não possibilita que os internautas descrevam o modelo do smartphone e impossibilita o envio do e-mail sem que a seleção seja feita. O jeito foi classificar o problema na categoria “tablet” (a única que funciona).
Mesmo assim, a empresa sul-coreana foi a primeira a responder a solicitação, com apenas 1 hora de demora. Depois de informar que o sistema operacional “consome consideravelmente a bateria dos smartphones por executar várias tarefas em segundo plano” e de passar um tutorial muito básico – que consiste em fechar aplicativos – para tentar economizar a carga, o e-mail se encerra. Dessa forma, não há qualquer indicação sobre como efetuar a troca do componente defeituoso.
Em nota, a Samsung informa que se "se após efetuar todos os procedimentos o consumidor ainda não estiver satisfeito, indica a assistência técnica mais próxima para avaliar o caso e, se necessário, efetuar o reparo". A empresa também diz que tenta resolver os problemas antes de encaminhar os clientes para centros de reparos.
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Motorola foi a segunda a responder o contato enviado, cerca de 3 horas após o envio.
O procedimento adotado para a resposta foi o mesmo da Samsung. Um tutorial foi enviado (esse um pouco mais completo) de como economizar bateria do telefone.
Nada foi dito sobre o problema do aparelho desligar sozinho quando a bateria aparenta estar com 30% de carga e nem sobre informações da troca do item. No entanto, a central de relacionamento da empresa nos pediu para que retornássemos o contato caso o problema não fosse resolvido.
Ao Olhar Digital, ela afirmou que está investindo fortemente em seu programa de pós-venda e que continua apresentando um alto índice de solução dos casos. A fabricante também salientou que "quando o cliente não chega a solução com as dicas enviadas, testes mais avançados são realizados e, em último caso, o aparelho é direcionado para a assistência técnica".
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LG foi a terceira a responder, enviando a mensagem 17 horas após o contato. A companhia, no entanto, foi bastante prestativa.
A fabricante solicitou o uso de carregadores originais da marca e indicou que a atualização do software e a restauração dos padrões de fábrica podem consertar possíveis erros descritos. Depois disso, o usuário é orientado a testar o telefone e ver se o problema persiste. Se isso acontecer, ele poderá encaminhar o produto até uma assistência técnica especializada.
O e-mail de resposta informa também algo importante: os endereços e telefones dos locais indicados para reparo com base na proximidade do CEP informado no formulário do site, o que facilita o trabalho do consumidor para tentar resolver o problema.
A marca sul-coreana também entrou em contato conosco para comentar o assunto e limitou-se a dizer que "a equipe da LG é treinada para atender os consumidores com excelência e, desta forma, oferecer sempre os melhores produtos ao mercado".
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Com o sistema de pós-venda da Apple, a coisa mudou um pouco de figura. É impossível enviar um e-mail com dúvidas para a empresa. Contudo, ela oferece o agendamento de um contato telefônico efetuado pelo próprio suporte.  Para qualquer opção escolhida é necessário ter em mãos o número do IMEI.
Testamos o agendamento telefônico e a chamada realmente foi realizada no horário agendado. O atendimento foi educado, mas pouco ajudou a resolver os problemas em um iPhone 5 que permanece ligado por apenas uma hora. Foi sugerida a leitura de artigos em páginas de ajuda da Apple para a tentativa de resolução do problema. 
Questionado sobre uma eventual troca dos componentes por parte da empresa, o suporte técnico informou que o aparelho não estava na garantia e que, por essa razão, os reparos seriam pagos pelo próprio consumidor.
Tentamos o contato com a empresa norte-americana para comentar a falta de um suporte por e-mail em seu site. Não fomos respondidos até o momento da publicação.
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Asus não respondeu ao contato efetuado.
Em nota, a empresa informou que não conseguiu encontrar o e-mail enviado para a página de suporte e lamenta o ocorrido. A assessoria de imprensa da marca informou que um e-mail é enviado para o consumidor logo após o envio de uma mensagem ao suporte confirmando a solicitação, o que não aconteceu. Por isso, há a suspeita de que tenha ocorrido algum erro na solicitação. 
Em comunicado, a Asus informa que o tempo de resposta às solicitações de reparo feitas pelo site é de até 3 dias e em caso de dúvidas o tempo cai para 2 dias. Ela também orienta seus consumidores a acessarem a página específica do site para realizar as solicitações.
Reprodução
O contato enviado pela página de suporte da Sony Mobile não foi respondido.
Em nota, a empresa se desculpou e disse que foi um "erro pontual". A fabricante informa ainda que o tempo médio de resposta dos contatos enviados pelo site é de 48h em 99% das solicitações. Além disso, a empresa japonesa lembrou que mantém outros dois canais de comunicação para os consumidores, por chat e por telefone.

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