terça-feira, 9 de agosto de 2016

Usar dois antivírus no mesmo dispositivo aumenta a segurança?



Segurança nunca é demais, certo? De acordo com especialisas em segurança de computadores, nem sempre. Os profissionais explicam que instalar dois antivírus no computador pode ser uma péssima ideia, trazendo mais prejuízos do que benefícios ao usuário.


Em vez de deixar o dispositivo mais seguro, aumentando barreiras contra vírus e malwares, a intalação de dois antivírus pode trazer desde falhas nos programas até um colapso no computador. "Ao colocar dois ou mais programas com o mesmo objetivo, é provável que haja conflito com uma destas duas consequências: um dos antivírus vai falhar na missão de interceptar eventos (maliciosos) no sistema ou as tentativas de instalar interceptores paralelos vão levar o sistema ao colapso", explica a Kaspersky Lab.
A Microsoft dá o mesmo conselho: "nunca se deve usar mais de um programa de antivírus simultaneamente".
PC lento
Outro problema comum que pode acontecer com a presença de dois antivírus rodando ao mesmo tempo é a perda de rendimento do computador. "Os antivírus analisam todos os arquivos que o computador abre e que estão guardados. Se esse processo é duplicado, desacelera o funcionamento do computador", explica lejandro Ramos, do blog especializado em segurança SecurityByDefault. "Também podem existir outros problemas de 'bloqueio'. Quando um arquivo é analisado por um antivírus, ele tem que ler a partir do disco rígido e vários aplicativos não podem ler o mesmo arquivo naquela hora. Se dois antivírus 'se pegam', podem ocorrer erros inesperados", acrescentou.
Adição de segurança
Para quem não abre mão do máximo de segurança possível, uma boa dica é a utilização de um scanner de malware. Este tipo de programa, no entanto, não tem funcionamento contínuo. É preciso ativá-lo.
De qualquer maneira, é importante lembrar: nenhuma solução de segurança para os dispositivos é infalível, portanto, fique sempre atento.
Via BBC e Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...