sábado, 29 de outubro de 2016

Novo padrão do WiFi permite velocidades de até 8 Gbps


A próxima geração de roteadores Wi-Fi deve ter capacidade para velocidades de transferência muito maiores do que as atuais. Uma nova tecnologia chamada WiGig foi certificada pela WiFi Alliance, criando o novo padrão 802.11ad que pode ser aplicado na próxima geração de produtos de rede.

O WiGig é uma tecnologia que usa uma alta frequência de 60 GHz para transmitir grandes volumes de dados em velocidade de até 8 Gbps (ou 1 GB por segundo); a contrapartida é que ele só funciona em pequenas distâncias. Frequências muito altas têm menor alcance, e no caso do WiGig esse alcance é de apenas 10 metros.
Isso significa que o padrão 802.11ad é cerca de três vezes mais rápido do que os melhores roteadores 802.11ac são capazes de alcançar, mas o seu dispositivo precisa, provavelmente, estar no mesmo cômodo que o roteador. Além disso, seu aparelho também precisa de suporte ao 802.11ad.
Uma vantagem da frequência de 60 GHz é o fato de que ela é menos congestionada, e, portanto, pode oferecer uma conexão mais estável. Os fabricantes de roteadores também podem implementar um recurso de handoff, que faria com que seu dispositivo fosse remanejado para outra frequência, seja de 2,4 GHz, seja de 5 GHz, quando você se afasta do ponto de acesso.
O padrão também usa o beamforming, que é uma tecnologia razoavelmente nova, que direciona as ondas de rádio emitidas pelo roteador para um ponto específico em vez de espalhá-las por todo o ambiente. Isso garante que os dispositivos conectados recebam um sinal melhor e garante melhor qualidade de conexão.
A expectativa é que até o fim do ano que vem já haja 180 milhões de dispositivos com suporte à tecnologia no mercado, incluindo laptops, celulares, roteadores, etc. Inclusive, já há alguns produtos que contam com o WiGig, mas ele ainda não estava devidamente certificado e padronizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...