domingo, 9 de outubro de 2016

O início de um sonho: novas baterias prometem o dobro da capacidade


Já pensou que alegria: dobrar a capacidade de bateria do seu smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel!? Foi exatamente isso que dois engenheiros, ex-alunos do Instituto de Tecnologia de Massachuesstts, anunciaram recentemente; uma superbateria pronta para turbinar drones, smartphones e carros elétricos. Nós conversamos com um dos responsáveis pela novidade, direto de Boston, nos Estados Unidos.

Uma bateria é composta por quatro elementos: o cátodo (polo negativo), o ânodo (polo positivo), o eletrólito (condutor de eletricidade) e o separador (um material isolante). A química interna das baterias não muda há 25 anos, desde 1991.
O novo ânodo é tão fino que a nova bateria está sendo classificada como “anode free” – ou livre de ânodo; mas ainda assim, com total segurança e alta capacidade de armazenamento. Os criadores afirmam que a superbateria respondeu mais do que bem a todos testes a que foi submetida: ela não pega fogo, não explode e é capaz de operar com segurança em altas temperaturas.
As primeiras superbaterias começam a ser comercializadas ainda este ano; por enquanto, em drones que voam em altitudes elevadas para auxiliar provedores de internet na transmissão de dados. A partir do segundo semestre do ano que vem, a ideia é entrar no mercado de vestíveis e smartphones; para, em 2018, chegar aos carros elétricos.
A revolução anunciada é promissora, afinal, as baterias são o grande gargalo do mundo atual da tecnologia. Ao que tudo indica, chegou a hora de virar essa página... e chega de andar com o carregador para cima e para baixo e viver com dispositivos móveis quase “imóveis” plugados na tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...