domingo, 17 de julho de 2016

Tudo o que você precisa saber na hora de comprar um roteador


Hoje em dia dá para conectar vários dispositivos na internet, né? Notebooks, smartphones, videogames, TVs e, em alguns casos, até geladeiras, sabia? Mas, para isso, a gente precisa ter um roteador que aguente tanta conexão. Só para explicar melhor: roteador é o aparelho responsável por compartilhar o sinal wireless, tá?
Na hora de comprar um roteador é sempre bom ficar de olho na velocidade da sua banda larga. Isso porque os roteadores mais antigos acabam limitando a velocidade que está sendo oferecida caso ela seja muito rápida.

Funciona assim: se você tem uma internet de 100Mb por segundo, mas o seu roteador só consegue transmitir 50Mb por segundo, então você acaba deixando de usar os outros 50Mb. E aí a internet fica lenta e as páginas do navegador demoram para carregar.
Existem dois tipos mais comuns no mercado: o N, que transmite até 300Mb por segundo e o AC, que tem uma velocidade que ultrapassa 1Gb por segundo. Olha só: o tipo AC é um pouco mais caro e recomendado para quem tem uma conexão acima de 100Mb por segundo. Então, se a velocidade da sua internet é mais baixa que 100Mb por segundo, o N pode muito bem dar conta do recado, tá?
Reprodução
Os roteadores podem ser encontrados com uma tecnologia chamada MIMO, que consegue dobrar a velocidade transmitida pelo dispositivo. É assim: se o seu roteador é um N que transmite até 300Mb por segundo, caso ele tenha a tecnologia MIMO, ele consegue transmitir até 600Mb por segundo!
É comum encontrar roteadores que trabalham com a frequência de 2.4 GHz. O problema é que essa é a mesma frequência utilizada por micro-ondas e telefones sem fio e isso pode causar interferência no sinal da internet. O ideal é escolher dispositivos que trabalham em duas frequências: a de 2,4 GHz e a de 5 GHz. Eles são chamados de Dual Band.
E olha só: a maioria dos aparelhos tem um limite de alcance de 100 metros. Então, se sua casa for muito grande ou tiver mais de um andar, é aconselhável usar um repetidor de sinal, tá?
Agora ficou mais fácil escolher o roteador ideal para você? Se você tiver qualquer dúvida é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...