terça-feira, 27 de setembro de 2016

Atualização do Chrome economiza dados em até 90% e permite ver sites offline


O Google anunciou ontem uma atualização do Chrome para Android que traz uma série de benefícios para usuários com pouco acesso a redes móveis. A nova versão do navegador permite reduzir o consumo de dados em até 90% e ainda permite que o usuário baixo sites para que eles se tornem acessíveis mesmo sem conexão com a internet.
Para conseguir esses resultados, a equipe responsável pelo desenvolvimento do Chrome melhorou o recurso Data Saver do navegador. Com a melhoria, o recurso otimiza páginas HTTP durante períodos de baixa conectividade, baixando apenas as partes essenciais do site. Com isso, ele consegue reduzir em até 90% o consumo de dados e carregar as páginas até duas vezes mais rapidamente.
Reprodução
Publicidade
Essa mesma melhoria foi trazida também para os vídeos mostrados por meio do navegador. Vídeos mp4 visualizados no Chrome com o recurso Data Saver ativado passarão por um processo de compressão que reduz o seu tamanho (e o consumo de dados do usuário) em até 67%. Segundo a empresa, apenas na Índia esse recurso economiza 138TB de dados (o equivalente a 14 anos de vídeo em resolução HD) por semana.
A internet, offline
No mesmo conjunto de anúncios, o Google também mostrou um recurso do chrome que permitirá que páginas, vídeos ou músicas sejam baixadas e se tornem disponíveis offline. Os downloads podem ser feitos apertando um botão no barra de navegação do vídeo, música ou página.
Reprodução
Assim que o botão é apertado, o download acontece automaticamente. Caso a conexão seja perdida durante o processo, ele é retomado do ponto onde parou, sem que seja necessário qualquer comando do usuário. O Chrome também ganhará, com a atualização, uma página que centraliza todos os recursos que o usuário tem disponível offline
Descubra
Finalmente, a empresa também pretende trazer ao Chrome um recurso para ajudar o internauta a descobrir novos sites interessantes. Ao abrir uma nova aba, o usuário verá as sugestões de sites recém visitados; caso deslize a tela para baixo, ele verá também cards semelhantes aos do Google Now com sugestões de artigos e matérias que podem ser de seu interesse:
Como o sistema de sugestão de artigos usa os dados de navegação do usuário para recomendar novos sites, ele aprende conforme é utilizado. Assim, quanto mais a pessoa clicar em artigos sugeridos pelo navegador, melhor será a precisão das recomendações feitas pelo sistema.
Segundo o The Verge, alguns dos recursos citados acima já estão disponíveis para usuários da versão beta do navegador. Para os demais, contudo, elas deverão ser disponibilizadas de maneira escalonada a partir do começo de outubro. Será possível baixar a nova versão do Chrome, com todas essas novidades, por meio da Play Store.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...