quinta-feira, 7 de abril de 2016

Conheça o VC Browser, navegador brasileiro mais rápido que o Chrome



Embora seja um dos navegadores mais utilizados do mundo, o Google Chrome não é unanimidade entre os usuários. Uma das principais críticas feitas ao browser diz respeito a seu alto consumo de memória RAM, seja no PC ou no celular, o que acaba por ocasionar momentos de lentidão e travamentos, dependendo do dispositivo e suas configurações.
Pensando nisso, o desenvolvedor brasileiro Rafael Costa, responsável pelo Mobobox - app que identifica qual a operadora de cada um dos números salvos na agenda do celular - criou o VC Browser. Trata-se de um navegador mobile criado com a engine de código aberto Chromium (que abastece o Google Chrome) e está disponível para download grátis na Play Store.
O VC Browser promete velocidade e segurança em sua página na loja virtual, e, de acordo com testes realizados pelo Olhar Digital, o app roda, de fato, mais rapidamente do que o Chrome. Para fazer essa avaliação, usamos um Moto G 2014, que tem 1GB de RAM e processador quad-core de 1.2 GHz, conectado a uma rede Wi-Fi de cerca de 50 Mbps.
A página inicial do VC Browser abre instantaneamente quando o app é iniciado, enquanto o Chrome leva de 1 a 2 segundos para mostrar qualquer coisa além da barra de pesquisa. Acessar a homepage do Olhar Digital também levou menos tempo no navegador brasileiro: 5 segundos para que todo o conteúdo fosse devidamente carregado, enquanto o browser do Google levou quase 10 segundos.
Reprodução
Em todas as outras páginas visitadas no teste, o VC Browser mostrou-se duas vezes mais rápido do que o Chrome. Nota-se que as imagens e anúncios são o principal problema do app do Google, que demora muito mais para carregá-las do que o rival brasileiro. Este, aliás, vem com um bloqueador de propagandas embutido, embora os sites navegados tenham mostrado diversas peças publicitárias durante os nossos testes, mesmo com o recurso ativado.
Outro diferencial é que o VC Browser não possui suporte a extensões, o que também diminui, consideravelmente, o consumo de memória RAM e processamento. Por outro lado, o aplicativo vem com algumas outras funções extras, como um "modo noite" que reduz a luminosidade da tela e troca os planos brancos de websites por planos da cor cinza escuro.
Há também um "suposto" modo "Sem imagem" - "suposto" porque nenhuma imagem foi bloqueada durante nossas experiências com o browser. O usuário ainda pode navegar como se estivesse no desktop, circular por páginas da web anonimamente (isto é, sem registrar dados no histórico) e conta ainda com um modo de tela cheia.
Além de tudo isso, o desenvolvedor garante que o app economiza 80% do plano de dados em comparação com a concorrência, e vem em um pacote de instalação de apenas 1.6MB. Clique aqui para baixar e experimentar o VC Browser no Android (não há ainda versão para PC ou iOS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...