terça-feira, 2 de agosto de 2016

Golpe no WhatsApp usa falso pacote de emojis para tirar dinheiro do usuário


A empresa de segurança ESET descobriu um novo golpe no WhatsApp que usa um falso pacote de emoticons românticos para induzir os usuários a se inscrever em serviços de mensagens pagas, sem saber.


A vítima recebe um link falso indicando a instalação de novos emoticons e solicitando que a mensagem seja compartilhada com 10 pessoas ou 3 grupos diferentes do aplicativo. Depois de compartilhar o endereço com seus contatos, o usuário é direcionado a uma página legítima de publicidade ou para o registro de serviços pagos. Para receber os emoticons, os usuários acabam se cadastrando na página. Segundo a ESET, os criminosos recebem uma comissão do serviço.

Como se proteger?
1. Mantenha o sistema operacional e os apps sempre atualizados
Usando sempre as versões mais recentes, os usuários evitam a propagação de ameaças que usam vulnerabilidades encontradas em versões anteriores.
2. Evite a execução de arquivos suspeitos
A propagação de malware geralmente é realizada por meio de arquivos executáveis. Evite a execução de quaisquer arquivos, a menos que conheça a procedência de sua segurança e sua fonte seja confiável.
3. Utilize soluções de segurança adequadas
Um antivírus no smartphone pode reduzir o risco e a exposição às ameaças.
4. Proteja-se de usuários inconvenientes
Vale a pena bloquear usuários, relatar publicações ofensivas ou spam e denunciar usuários falsos e conteúdos inadequados.
6. Desconfie de promoções enviadas pelo WhatsApp
Fique atento a mensagens que prometem cupons de descontos e prêmios enviadas pelo WhatsApp. Na maior parte dos casos, elas têm o objetivo de disseminar ameaças virtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...