sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Pesquisador cria forma de roubar dados de um computador pelo som do HD



Até hoje, a forma mais segura de manter seus dados protegidos é manter-se desconectado da internet. Até hoje. Pesquisadores de segurança conseguiram demonstrar que os sons feitos pelo HD de um computador na hora de gravar e ler informações podem ser decodificados e usados para transmitir dados mesmo se a máquina estiver desconectada de uma rede.

O sistema, chamado DiskFiltration, foi demonstrado pelo pesquisador Mordechai Guri, da Universidade Bem-Gurion de Israel. Ele controla o atuador de um disco rígido, uma peça que permite que o HD faça o trabalho de gravação e leitura.
Conforme o atuador se move, ele faz sons. Sim, sabe aquela barulheira que seu PC faz quando liga ou desliga? É o seu HD trabalhando. Com o vírus correto, no caso esse DiskFiltration, o os sons podem transmitir as informações para outro dispositivo próximo, que pode ser, por exemplo, um smartphone.

O sistema funciona em uma distância de até 1,80 m do dispositivo infectado, mas ele tem um problema de lentidão na captação de dados, chegando a um máximo de 180 bits por minuto. É o suficiente para fazer estrago, no entanto: uma chave complexa de criptografia RSA de 4096 bits, por exemplo, pode ser obtida em 25 minutos, permitindo quebrar uma proteção fortíssima de um arquivo seguro.
O método é mais interessante do que prático, já que ele depende da instalação de um malware no computador, o que requer uma pessoa com acesso físico à máquina (se o computador estivesse na internet todo esse hack não seria necessário). Além disso, o sistema não funciona com SSDs, que não fazem barulhos por não terem partes móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique por dentro dos próximos conteúdos!O seu endereço de email não será publicado.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...